No space left bug?

Hoje me deparei com um problema nada agradavel. Meu sistema acusa que eu não tenho mais espaço livre na partição /
porém rodando um df mostra que ainda sobram 25%.

Estou rodando a distro Ubuntu Karmic e minha partição raiz está em ext4.

resultado de df:

alandaniel@sefa56866:~$ df
Sist. Arq.           1K-blocos      Usad Dispon.   Uso% Montado em
/dev/sda5             48062440  34035024  11585940  75% /

o engraçado é que criei um arquivo de 10GB usando o comando:

dd if=/dev/zero of=file_to-create bs=1k count=10000000

e esse foi criado perfeitamente, ocupou o restante do espaço sem problemas.

Li o seguinte post http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=62958 , e parece que o EXT4 ainda não está 100% estável.

A causa pode ser uma queda na luz que ocorreu ontem 12/04/2010, irei executar o comando:

fsck.ext4 -f /dev/sda5

porém esse diz que podem ocorrer problemas caso executado em uma partição montada,
conforme os resultados irei reportar aqui.

  1. Encontrei o problema, não era necessáriamente um bug, mas sim eu ocupei todos os inodes da partição,
    segundo a wikipedia o ext4 suportar 4 bilhões de arquivos,
    porém eu tinha usado cerca de 3 milhões em uma partição de 50GB,

    Baixei o svn do apache maven inteiro, só ele tem quase 2 milhões de arquivos oO

  2. Para verificar a quantidade de inodes use o comando df -i

  3. Nada como chegar aos limites!
    Do jeito que você utiliza sua partição, deveria tentar o sistema de arquivos XFS!

    Até mais,

    • Daew Paaulito!
      a principio não precisarei de tanto inode assim rsrs
      foi uma cagada ao acaso,
      mas me diga uma coisa, é vantagem usar XFS?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário